quarta-feira, janeiro 25, 2006

Ajax - Solução dos Problemas ?




Muito se fala no tal do AJAX , tem gente que até chama de Web 2.0 a revolucao que o tal brinquedinho esquecido da MicroSoft anda fazendo pelas paginas web, sim ! a MicroSoft criou o Ajax a muuuuito tempo atraz , usou em alguns produtinhos e acabou esquecendo.

Agora com o resurgimento desta tenologia tem nego achando que é simplesmente botar essa nhaca na pagina e sair feliz... performance nem sempre é tudo... as vezes se sacrifica performance em favor de um código mais limpo e de fácil manutencao... Hibernate é um exemplo disso , JDBC direto é muito mais rapido... mas mesmo assim utilizamos um ORM para tornar a coisa toda mais "natural" ao aspecto OO.

Acho particularmente que o Ajax é uma boa alternativa se utilizado de forma conciente... separando a parte VISUAL do codigo propriamente dito... um belo exemplo disso é o framework padrao do J2EE , O JavaServer Faces... foi concebido para que você possa utilizar todo o poder do Ajax sem ter que mecher nenhuma linha do seu codigo... tudo isso apenas trocando sua implementacao. Como ele consegue isso ? simples... JSF é um padrao , nao um "framework" , entao hoje se você optar por utilizar a implementação da Apache , voce vai notar que o CORE está escrito na forma normal ( com refresh a cada submissao ) , mas existe alguns componentes em paralelo que utilizao Ajax para reenderizar ( pacote sandbox ) , muito interessante... mais ainda não suficiente... pois o que queremos é algo TRANSPARENTE , nada de programar com componentes especificos... queremos independencia nessa camada... existe uma implementacao que atende a estas espectativas... se chama AjaxFaces , ela implementa todo padrao em cima da comunicação via Ajax e a reenderizacao instantanea... é como trocar de sapato... nao requer pratica nem habilidade...

É isso que torna JavaServer Faces um framework melhor que qualquer outro... afinal... voce realmente tem independecia de fornecedor... se amanha seu cliente quiser pagar pelo AjaxFaces , muito bem... ele TEM OPCAO... agora se vc usar struts , tapestry, webwork2 vc esta condenado a esperar que os vendedores se mecham para adaptar.

Ajax é bom assim... transparente... tem alguns loucos que simplesmente jogao direto no JSP a chamada ao XMLHttpRequest e tratao tudo na mao... com gambiarras interminaveis de javascript e um codigo extremamente complexo de dar manutencao... como eu disse... loucos.

Nenhum comentário: