sexta-feira, março 03, 2006

JEE ? JSE ? JME ? ahhhhhhhhh !!!!


Devido ao comentário de meu amigo abaixo eu fiquei interessado em tecer alguns comentários sobre a gama de livros para Java que existem no mercado, achei um artigo muito velho sobre livros que explica +/- o que eu penso sobre o assunto, meu livro predileto para iniciantes é o “Java em 21 Dias – Editora Campus”, é um livro direto ao assunto, não enrola e também não é uma ASSUMIDADE em conteúdo, acho razoável para quem quer aprender JSE e ter um primeiro contato com a plataforma Java. Quando eu comecei com tudo isso eu achei primordial ter contato com algo que não fosse uma SUPER IDE DE PROGRAMACAO de cara... Nada de eclipse, netbeans e coisas do gênero, programa direto no notepad, conceitos como CLASSPATH, Classes anônimas e funcionamento do interpretador Java são muito difíceis de aprender quando você tem bilhares de linhas de código fazendo isso para você. Leiam o artigo, para os iniciantes vai ser um alivio :P

2 comentários:

Anônimo disse...

Dyego, muito obrigado pela dica, realmente você tem toda razão, conhecer os detalhes da linguagem e não ir direto numa IDE que faz tudo é muito importante...

tem muito gente que usa Delphi mas nao sabe e nem imagina oque é TObject. dai fica complicado, Herança Polimorfismo o cara pensa que é coisa de ET.

vou continur como estou, devargar e aprendendo, na hora que tiver maturidade suficiente encaro uma IDE destas e começo a converter meus software's ... quero ver oque vou fazer com os componentes!! mas isso é uma outra história.

Dyego Souza do Carmo disse...

Java nao tem muita coisa do Delphi , bem prq os conceitos sao bem diferentes , delphi é uma linguagem voltada a geração de aplicativos desktop windows , enquanto java é uma linguagem de uso geral ( fomos até marte :P ) , dificilmente voce vai encontrar "DBGrid's" , "DBEdit's" , existe algumas empresas que implementaram isso ( Borland e o JBuilder , Oracle e o JDeveloper ) , mas o padrao de desenvolvimento java não indica muito nao... , MVC corre nas veias do java , isso que o faz tão poderoso.