
GlassFish v2 b04
Building an Open Source Java EE 5 Application Server
Enterprise Java Beans 3
Realmente eu tinha motivos para estar animado com a nova versão do trio parada dura... se mostraram MUITO tranquilos de se mecher , e o IoC provido pelo container é extremamente funcional, nao me deixou na mao ainda :P Trabalhar com JTA + Entity Beans é simplesmente perfeito , o EntityManager provem uma interação transparente para a persistencia ( o EntityMAnager é uma especie de "session"do hibernate que é injetada via IoC no bean , é só colocar @PersistentContext private EntityManager em , pronto , é só sair usando). Uma coisa boa tambem das Entity Beans é o mapeamento ser feito totalmente via Annotations, outra vantagem disso é que existem Tools bem avançados para engenharia reversa JDBC->Entiy Beans , tem o HibearnateTools e o NetBeans 5.5. Tive alguns probleminhas para me adaptar com o TopLink (um "hibernate"da Oracle que vem por padrao no GlassFish) , as mensagens de erro dele são muito confusas, entao fiz o que parecisa impossivel hj em dia , troquei o TopLink por Hibernate 3.2, isso mudando uma linha no persistence.xml , puft ! tudo funcionando e consegui pegar a mensagem de erro e arrumar( sim o Hibernate funciona perfeitamente no GlassFish , afinal o Hibernate 3.2 e a implementação da JSR 220). Um ponto negativo é que o mapeamento tornou-se um pouco mais complicado que os hbm.xml , ainda mais prq o help ainda é muito escasso ( e eu nao to afim de ler a spec da jsr 220)
Oracle TopLink (ORM)
Tirando as mensagens de erro muito pouco explicativas , ele se mostrou bastante estavel. Acho que é uma questao de costume até adaptar-se com sua forma de expressar os problemas. O que me deixou muito feliz foi o fato de poder substituir o sistema de persistencia INTEIRO apenas trocando uma linha de um XML ( que ao contrario dos XML do EJB 2.1 , tinha apenas 5 linhas).
Grizzy (Web Server)
Se mostrou estavel e performatico(se eh que esta palavra existe) , fiquei feliz em saber que o pessoal da Sun pegou o tomcat e recodificou a parte de I/O usando a java.nio , deixando assim mais turbinado, mas nao usei MUITOS recursos dele... o legal é a configuração , que é feita pelo adminConsole , MUITO BOM, experimente.
NetBeans 5.5 Beta Integration
Tirando alguns problemas com o utilitario de engenharia reversa JDBC->EntityBeans dele , o resto foi muito bom , e estavel... Baixei o Build Noturno de hoje e percebi que o pequeno "probleminha"já foi resolvido... menos mal. A integração é perfeita , além do Deployment remoto , ele oferece uma administração parcial via IDE mesmo , sem a necessidade de entrar no adminConsole via web.
JavaServer Faces 1.2
Bem , não testei muito , mas o pouco que testei se mostrou estavel... estou usando ele com o Tomahawk 1.1.2 , esta perfeito, mas os testes definitivos vou começar a realizar esta semana.
WebServices
Ainda nao testei o suficiente.
Resumindo , esta valendo bastante a pena.... mas fiquem de olho , problemas existem e estarei relatando aqui logo que encontrar eles. JEE 5 esta se mostrando muito produtivo e ao mesmo tempo empolgante, afinal , onde antes existiam quilos de codigo repetitivo , agora isso sumiu , e para quem integrava EJB 2.1 com Hibernate , tem uma felicidade maior , afinal , session.getCurrentSession() nunca mais.
Para aqueles que tem hibernate e estao pesando em migrar para Entiy Beans 3 , a sintaxe muda bastante, principalmente nos mapeamentos ( se vc usar hibernate Annotations fica igual) , mas o que mais muda são a remoção de codigo que antes era necessario e agora não é mais... Isso pode exigir as vezes até um refactoring do seu projeto inteiro ( pelo menos para mim precisou., no meu caso eu separei o que antes era só JSF para EJB + JSF )