quarta-feira, maio 31, 2006

Glasfish v2 build 04


GlassFish v2 b04
Building an Open Source Java EE 5 Application Server

Saiu o novo build do servidor de aplicações GlassFish ( JEE 5 R.I.) , bem , como todos já sabem estou trabalhando com o GlassFish a 3 semanas , bem , passado a animação inicial eu tenho pontos positivos e negativos sobre este container:

Enterprise Java Beans 3
Realmente eu tinha motivos para estar animado com a nova versão do trio parada dura... se mostraram MUITO tranquilos de se mecher , e o IoC provido pelo container é extremamente funcional, nao me deixou na mao ainda :P Trabalhar com JTA + Entity Beans é simplesmente perfeito , o EntityManager provem uma interação transparente para a persistencia ( o EntityMAnager é uma especie de "session"do hibernate que é injetada via IoC no bean , é só colocar @PersistentContext private EntityManager em , pronto , é só sair usando). Uma coisa boa tambem das Entity Beans é o mapeamento ser feito totalmente via Annotations, outra vantagem disso é que existem Tools bem avançados para engenharia reversa JDBC->Entiy Beans , tem o HibearnateTools e o NetBeans 5.5. Tive alguns probleminhas para me adaptar com o TopLink (um "hibernate"da Oracle que vem por padrao no GlassFish) , as mensagens de erro dele são muito confusas, entao fiz o que parecisa impossivel hj em dia , troquei o TopLink por Hibernate 3.2, isso mudando uma linha no persistence.xml , puft ! tudo funcionando e consegui pegar a mensagem de erro e arrumar( sim o Hibernate funciona perfeitamente no GlassFish , afinal o Hibernate 3.2 e a implementação da JSR 220). Um ponto negativo é que o mapeamento tornou-se um pouco mais complicado que os hbm.xml , ainda mais prq o help ainda é muito escasso ( e eu nao to afim de ler a spec da jsr 220)

Oracle TopLink (ORM)
Tirando as mensagens de erro muito pouco explicativas , ele se mostrou bastante estavel. Acho que é uma questao de costume até adaptar-se com sua forma de expressar os problemas. O que me deixou muito feliz foi o fato de poder substituir o sistema de persistencia INTEIRO apenas trocando uma linha de um XML ( que ao contrario dos XML do EJB 2.1 , tinha apenas 5 linhas).

Grizzy (Web Server)
Se mostrou estavel e performatico(se eh que esta palavra existe) , fiquei feliz em saber que o pessoal da Sun pegou o tomcat e recodificou a parte de I/O usando a java.nio , deixando assim mais turbinado, mas nao usei MUITOS recursos dele... o legal é a configuração , que é feita pelo adminConsole , MUITO BOM, experimente.

NetBeans 5.5 Beta Integration
Tirando alguns problemas com o utilitario de engenharia reversa JDBC->EntityBeans dele , o resto foi muito bom , e estavel... Baixei o Build Noturno de hoje e percebi que o pequeno "probleminha"já foi resolvido... menos mal. A integração é perfeita , além do Deployment remoto , ele oferece uma administração parcial via IDE mesmo , sem a necessidade de entrar no adminConsole via web.

JavaServer Faces 1.2
Bem , não testei muito , mas o pouco que testei se mostrou estavel... estou usando ele com o Tomahawk 1.1.2 , esta perfeito, mas os testes definitivos vou começar a realizar esta semana.

WebServices
Ainda nao testei o suficiente.

Resumindo , esta valendo bastante a pena.... mas fiquem de olho , problemas existem e estarei relatando aqui logo que encontrar eles. JEE 5 esta se mostrando muito produtivo e ao mesmo tempo empolgante, afinal , onde antes existiam quilos de codigo repetitivo , agora isso sumiu , e para quem integrava EJB 2.1 com Hibernate , tem uma felicidade maior , afinal , session.getCurrentSession() nunca mais.

Para aqueles que tem hibernate e estao pesando em migrar para Entiy Beans 3 , a sintaxe muda bastante, principalmente nos mapeamentos ( se vc usar hibernate Annotations fica igual) , mas o que mais muda são a remoção de codigo que antes era necessario e agora não é mais... Isso pode exigir as vezes até um refactoring do seu projeto inteiro ( pelo menos para mim precisou., no meu caso eu separei o que antes era só JSF para EJB + JSF )




2 comentários:

Gisa disse...

ola
achei muito interessante seu blog
lerei com calma mais tarde

eu estava procurando um pluguin para integracao com jboss para eclipse, resolvi nao instalar rsrsrs

Gisa disse...

ola
achei muito interessante seu blog
lerei com calma mais tarde

eu estava procurando um pluguin para integracao com jboss para eclipse, resolvi nao instalar rsrsrs