terça-feira, janeiro 24, 2006

Oracle's ADF Faces donation to Apache


Interessante....

A Oracle é uma empresa no mínimo interessante !!! , após um ano de "compras" ela agora vem doar um produto que oferecia como GRANDE DIFERENCIAL de seu Application Server ( OC4J ), quem comprasse seu maravilhoso container java receberia uma "licenca" do ADF Faces. Mas isso não foi de uma hora pra outra... antes ela havia tornado "gratis" seu produto... uma estrategia que esta sendo adotada por muitas gigantes do software...

Sempre tive alguns problemas em aceitar tecnologias OpenSource , mas definitivamente tudo que vem da apache ( ou quase tudo ) tem se mostrado incrivelmente estavel e de performance razoavel... Me lembro quando conheci Hibernate , após um ano tomando no rabo utilizando o iptables do linux para filtrar pacotes e balancear a carga , aplicando dezenas de patches nao oficias , e me perguntando "olha q legal , prq nao tornaram oficial isto ?" cheguei a conclusao que meu processor de física estava certo:

Quem inventou a tartaruga ?
R: Deus
Tartaruga sobe em arvore ?
R: Nao...
Entao se ela estiver lá em cima... DEIXA ELA LÁ... PORQUE ALGUM MOTIVO TEM...

Entao... seguindo este raciocionio... meus sonhos com o software livre desabaram quando apliquei o tal do 7(seven) layers no kernel do linux... aquilo só me fez perder tempo e crer que software livre NEM SEMPRE é algo comercialmente viavel... as vezes é melhor comprar algo do que usar um patch em cima de uma coisa q nao foi projetada pra fazer o que se pede...

Hibernate me parecia mais uma daquelas "ferramentas opensource" que fazem tudo da "maneira dele" matando a portabilidade e fazendo com que voce fique nas maos de um alucinado que trabalha das 2 da madrugada até as 8... somente nos dias ímpares e em madrugada de lua cheia... Na epoca utilizava os "maravilhosos" Entity Beans e arriscava meu rabo por eles... até o dia que fui forçado a aprender esta ferramenta... afinal... em minha empresa tinha uns bobos da cabeça querendo utilizar JDBC direto em um projeto grande... ou seja... ter a independecia do java... e a macarronada do JDBC , sendo mais uam vez preso ao banco de dados escolhido inicialmente... Tanto Gavin viu a necessidade de padronizar sua ferramenta que elegeu Hibernta 3.1 como uma implementação da especificacao EJB 3.0, tornando ela usável em ambito corporativo.

Quem sabe o pessoal do tapestry nao aprende um pouco com o Gavin e nao tenta contribuir para evoluir o padrao do JSF invez de ficar criando um software que tem quase que o mesmo "lado escuro" do software fechado.... uma vez que vc faz tudo com ele... vc definitivamente CASA com a solucao.

Um comentário:

Anônimo disse...

a essencia do software opensource eh que vem com o source, nada mais (duh :). mas isso serve para quem sabe programar poder fazer os seus proprios patches, para que o tal software atenda 100% das suas expectativas em qq especie de aplicacao. obviamente, para quem nao sabe programar ou nao conhece ninguem que programe, ter o source na mao eh um tanto quanto inutil. mas tem q colocar em mente: o forte do software opensource eh o source, o resto eh balela de marketing que as pessoas que nao sabem nada de nada inventaram para tentar ganhar um trocado em cima.