terça-feira, fevereiro 28, 2006

A promessa da Sun continua agariando partidarios

Mais um container EJB 3.0 lançado no mercado, o interessante é que nem mesmo a especificação está pronta e o mercado parece já respirar EJB 3.0. Será que isso tudo é desespero ? Quem aqui já teve que desenvolver alguma coisa usando EJB 2.1 ? hehehe é uma coisa bem interessante , é a típica coisa que você olha e diz: “Meus Deus , como eles pensaram em tudo” . Mas depois de algum tempo codificando milhares de linhas de XML e fazendo referencias muitas vezes duplicadas, você chega a conclusão de que “Poderia ser mais fácil” ou pior ainda , “O framework facilmente poderia ser mais poderoso e simples”. É isto que a Sun tem tentando com o EJB 3.0 , Gavin trouxe isso para a Sun , mostrou que o seus Entity Beans são uma bomba. A única coisa que não me agrada na especificação EJB 3.0 é que os Entity Beans não vão poder mais ser cacheados de forma remota, pelo que me lembro isto é essencial para um Cluster de Application Server, afinal os entitys ficavam não num lugar especifico, mas sim distribuído por todo o Cluster, mas tudo bem , a coisa toda melhorou muito mais que piorou, as únicas pessoas que ainda não gostaram é o pessoal do Spring Framework , mas como este mundo Java é feito de padrões, eles estão um pouco de fora.

2 comentários:

Anônimo disse...

O meu comentário não tem muita ralação com o seu tópico (muito interessnate por sinal) mas, iniciei a leitura do Livro, aprenda java em 21 dias.. estou no 7 dia e ja estou impressionado com a linguagem , com o livro, a questão é: Hj desenvolvo em Delphi/Object pascal, com java eu consigo fazer o mesmo tipo de aplicação Desktop?

Dyego Souza do Carmo disse...

Com java você vai usar uma biblioteca chamada Swing , inicialmente parece ser mais complexo que o "arrastar e soltar" do delphi, e realmente se voce for fazer na mão , ele fica extremamente complexo. O que você pode estar utilizando é NetBeans 5.0 , ele é MUITO bom para iniciantes e faz telinha quase igual ao Delphi , é claro que voce vai se bater um pouco no inicio , mas eh normal. Indicaria para você não comecar com swing direto , leia atentamente ao livro que por sinal é muito bom , depois comece com IDE's mais maduras , no inicio eu usava Notepad para aprender os conceitos.