sexta-feira, junho 30, 2006

Callisto is Here !



Finalmente , alinhado com o lançamento do Eclipse 3.2, saiu o Callisto ! O que é o Callisto ? é um Eclipse com plugins pré instalados:

  • C/C++ Development tools (CDT)
  • Data Tools (DTP)
  • Eclipse Modeling Framework (EMF)
  • Graphical Editing Framework (GEF)
  • Graphical Modeling Framework (GMF)
  • Java Development Tools (JDT)
  • Java EE and Web Tools (WTP)
  • Reporting Tools (BIRT)
  • Test and Performance Tools (TPTP)
  • Visual Editor (VE)
É a resposta da Eclipse Foundation para a popularidade do NetBeans , TODO MUNDO odeia a forma que o Eclipse vem em seu pacote de instalação, nenhum plugin é adicionado , a nao ser o JDT ( EMF e GEF no SDK ) , o Callisto tenta resolver este problema. Em minha humilde opinião acho que é um tiro no pé, e posso explicar por que, simples, vamos comecar pela lista de plugins considerados OBRAS PRIMAS pela comunidade

C/C++ Developement Tools:
Simplesmente uma bela besteira... 90% das pessoas que baixam o eclipse estao atraz do IDE Java (JDT) que ele proporciona e nao de um compilador C++ , acredito que só engorda e como conheco o eleitorado... a maioria das pessoas vão instalar ele full , e esse plugin vai vir "de graça" para engordar mais ainda.

WebTools Project:
O pessoal do WTP até tentou fazer algo facil e funcional para o eclipse , sabendo que o eclipse SEMPRE foi um zero a esquerda em Java EE desde sua versao 1.0. Alguem já testou o WTP ao lado do NetBeans? sem chance. Alem de precisar de 1 GB de ram pra rodar corretamente , não faz metade do que promete , e a outra metade faz "daquele jeito" (pela metade)

TPTP:
Convido aos fãns do TPTP a testar o NetBeans Profiler, e conhecer o que é um profiler descente. TPTP é um belo "quebra galho" se comparado ao NetBeans Profiler

Visual Editor (VE):
Este é o campeão , alem de lento é cheio de Bug. A IBM é campeã em fazer plugins GORDOS e LENTOS que nao server literalmente pra NADA do que se propoem a fazer e logo depois lançar OpenSource , quando será que o pessoal do VE vai sentar com o pessoal do Matisse (IDE Visual do NetBeans para Swing) e perguntar. "Ok, agora vamos fazer algo que funciona... por onde comecaremos ?"

Estes três plugins podem parecer BASICOS para um desenvolvedor java moderno... mas pasmes os senhores... até o lançamento do Callisto eram disponibilizados SEPARADAMENTE , é mole ? Fora que para instalar um plugin no eclipse tem que se fazer algumas macumbas... entao já viu... Acredito que o Callisto acerto em alguns aspectos... mas a propaganda de que "Eclipse é levinho" (questionável) agora é estória, como todos esses plugins voce vai precisar de belos 1GB de ram pra rodar legal...

Uma coisa que tenho que reconhecer é que o pessoal do JDT acertou denovo... o editor de codigo JAVA do eclipse é o MELHOR do mercado... é esperto e rapido... é a unica coisa que o NetBeans ainda está atraz....(mas nao muito)



8 comentários:

Anônimo disse...

Peraí, a coisa não é bem assim como tu escreveu.

Não dá pra baixar tudo junto. =D Pelo menos eu não consegui!

Precisa baixar o Eclipse SDK 3.2 (ou Runtime) e instalar os plugins pelo update manager (que vem pré-configurado para procurar no site do callisto).

Dyego Souza do Carmo disse...

sim
Como eu comentei... nao eh que voce consiga baixar tudo... mas o povo tem a mania de instalar tudo FULL , ae já sabe...

Fora que sao 250 mb no total...

Anônimo disse...

"Todo mundo" é muita gente. Eu prefiro liberdade e quem não depende tanto de plugins costuma ter a mesma opinião.

Ah, dê uma olahda no editor do IntelliJ.

Dyego Souza do Carmo disse...

Mas comercialmente programar com eclipse e nao depender de dezenas de plugins (comerciais ou nao) eh algo praticamente impossivel... a produtividade é muito ruim... EX: WindowBuilder , quem faz um Cliente Swing por exemplo com o eclipse... vai acabar morrendo com uma licença do WindowBuilder ( até o lancamento oficial do MyEclipseIDE com o Matisse ) , e é um plugin que não é uma brastemp... isso é muito chato... o pessoal do VEP nem pra se mecher e implementar algo pelo menos "RAPIDO", entao a dependecia de plugins externos quando falamos de produtividade é praticamente uma regra... quem consegue se virar sem eles é uma bela pequena parte.... ainda amis quando falamos de "equipe" de desenvolvimento e não uma "EUquipe" onde eu faço tudo...

Muitos falam deste ItelliJ , tenho que dar uma olhada nele...

Anônimo disse...

Instalar plugin no Eclipse é muito fácil, não é preciso nenhuma macumba. Basta usar o Updater ou apenas descompactar o plugin na pasta da IDE e pronto.

Anônimo disse...

vc tem que entender que existem dois tipos de programadores.... os que gostam de facilidade e os que gostam de coisa de 1a linha. Todo mundo que inicia em java com certeza vai preferir o Netbeans pq ele já vem com varias coisas, e um iniciante nunca vai encontrar os plugins certos pro eclipse simplesmente pq ele nem sabe do que precisa. O callisto melhorou muito isso... apesar de até agora eu nao tamém saber oq o plugin de C++ tá fazendo na lista. Mas como o shoes disse, não é qualquer um que instala full, quem faz isso é mais o pessoal que esta começando e/ou nao sabe oq quer numa IDE. Nao estou querendo falar mal do Netbeans, realmente comparando ele e o eclipse "pelados" o netbeans é melhor. E outra vantagem do netbeans é que por ser da Sun, todas as novidades do java saem primeiro nele (é o caso do JSF 1.2 que estou usando, apesar que também to usando sem problemas no meu Callisto com facelets). Mas agora reduzir as vantagens do eclipse em um "editor de código melhor" é fazer igual ao povo do .Net que agora que tá descobrindo que dá pra editar o código fonte das coisas. Pra quem ta acostumado a só arrastar botao pode até ser, mas pra quem tem (e gosta, como no meu caso) de programar, e editor de código do eclipse dá uma produtividade incrivel (maior que a do netbeans) pra quem sabe usar os atalhos ;)

Dyego Souza do Carmo disse...


Instalar plugin no Eclipse é muito fácil, não é preciso nenhuma macumba. Basta usar o Updater ou apenas descompactar o plugin na pasta da IDE e pronto.


Sim é facil... porem totalmente manual... e a remoção se torna impraticavel , normalmente voce tem que correr lá e resintalar TODO O ECLIPSE para remover aquele "pluginzinho" que esta dando NPE.

Totalmente amador. é uma critica construtiva... eles poderiam seguir o exemplo do pessoal do netbeans , os .nbm... que sao salvos no diretorio do usuario... quando voec atualiza o netbeans... os plugins continuam lá :) bem mais pratico nao ?

Dyego Souza do Carmo disse...

Anonimo:
vc tem que entender que existem dois tipos de programadores.... os que gostam de facilidade e os que gostam de coisa de 1a linha.

Comentario:
E porque nao alinhar os 2 ? Netbeans 6 vai fazer isso.

Anonimo:
Todo mundo que inicia em java com certeza vai preferir o Netbeans pq ele já vem com varias coisas, e um iniciante nunca vai encontrar os plugins certos pro eclipse simplesmente pq ele nem sabe do que precisa.

Comentario:
Exato, nao sabe o que precisa e o eclipse esta longe de ajudar ele a tomar essa decisao... aquele update center dele é simplesmente um lixo... tanto que foi motivo de projeto no Summer Of Code...


Anonimo:
O callisto melhorou muito isso... apesar de até agora eu nao tamém saber oq o plugin de C++ tá fazendo na lista. Mas como o shoes disse, não é qualquer um que instala full, quem faz isso é mais o pessoal que esta começando e/ou nao sabe oq quer numa IDE.
Nao estou querendo falar mal do Netbeans, realmente comparando ele e o eclipse "pelados" o netbeans é melhor.

Comentario:
Pelado ou não , em JEE NetBeans é imbativel... voce pode por o melhor plugin do eclipse para Java EE que nao chega aos pés do NetBeans.
Swing no netbeans é simplesmente uma coisa linda... voce pode por QUALQUER plugin (inclusive pagos) que nao vão superar o poder e a facilidade do matisse.


Anonimo:
E outra vantagem do netbeans é que por ser da Sun, todas as novidades do java saem primeiro nele (é o caso do JSF 1.2 que estou usando, apesar que também to usando sem problemas no meu Callisto com facelets). Mas agora reduzir as vantagens do eclipse em um "editor de código melhor" é fazer igual ao povo do .Net que agora que tá descobrindo que dá pra editar o código fonte das coisas.

Comentario:
E não é ? me diga algo melhor do que o editor dele... só isso... e o NetBeans 6 vai tratar de resolver este problema.

Anonimo:
Pra quem ta acostumado a só arrastar botao pode até ser, mas pra quem tem (e gosta, como no meu caso) de programar, e editor de código do eclipse dá uma produtividade incrivel (maior que a do netbeans) pra quem sabe usar os atalhos ;)

Comentario:
NetBeans tmb tem váááários atalhos...

newo |espaco|
fori |espaco|
fore |espaco|

vááários... concordo que esta longe do eclipse... mas como disse... para mim... só no editor.

A empresa ganhou 600%¨de produtividade com o NetBeans... empresas estao interessadas em produtividade e qualidade... um super editor de codigos nao serve muito quando vc precisa usar JEE.

é simplemente LINDO o editor do Eclipse... mas veja... o Eclipse PELADO tem 120 mb... o Netbeans com TUDO que vem nele tem 64... interessante a diferenca nao ?

Voce viu as novidades do eclipse 3.2 ? me diga se existe alguma que facilite a vida de programadores em equipe ou que facilite a vida em JEE .

E sabe prq ? prq Eclipse é um IDE FEITO em Java... e NetBeans é um IDE PARA Java... e a nao ser que o pessoal do eclipse mude de ideia... vai continuar a mesma coisa sempre... eclipse vai estar anos luz do netbeans em funcionalidades.