domingo, junho 18, 2006

What's New in Java SE 6 Beta 2 (Mustang)

Muito se fala em .Net 2.0 no mercado, qual seria a resposta da Sun ? Armada até os dentes a Sun responde com JEE 5 + Java SE 6 + NetBeans 6 , mostrando assim a força da comunidade OpenSource aliada com a interminal lista de adoradores da plataforma Java. O Java SE 6 chega a sua versão beta 2, com várias novidades :

WebServices

Java SE 6 virá com um suporte inovador a WebServices diretamente no CORE ( antes apenas disponivel com WSDP) Geração de aplicações client vão se tornar muito mais faceis , por exemplo, você poderá expor suas api's de forma fácil com uma simples anotação.

Scripting

Java SE 6 tem consigo a implementação da JSR que regulamenta a utilizacao de linguagens de scripting para a plataforma Java , Nesta versão esta esperada implementação da linguagem ECMA Script (JavaScript). JavaScript é apenas uma das linguagens possiveis , caso vc seja um cabeção poderá implementar a sua propria engine ;)

DataBase

Java SE 6 SDK trará o JavaDB inbutido. JavaDB é uma "cópia turbinada" do banco de dados da Apache chamada Derby. Interessante , o driver JDBC já estará incluso tambem , porem apenas no JDK , o JRE continuará sem. Issó é interessante para aquelas horas em que você quer rodar um exemplo e nao tem nenhum DB instalado para isto. Outra coisa empolgante é o JDBC 4.0 , a nova especificação do JDBC deixou tudo muito mais interessante, várias funcionalidades "a lá entity" foram adicionadas, deixando cada vez mais pratica a programação JDBC direta ( o pessoal fã de DAO vai adorar)

Novas API's para Desktop

Splash Screen , Filtros e ordenação com JTable , suporte mais apurado para Drag and Drop, eficiencia da HotSpot Client VM de até 58% superior em apps com Swing e SwingWorker no CORE são apenas alguns exemplos das novidades contidas nesta versão do Java SE.

Uma lista mais apurada pode ser encontrada aqui. O que é o mais interessante é que enquanto .Net tras um monte de baboseiras que TODO MUNDO JÁ VIU e chama isso de NOVIDADE , a plataforma Java chega a sua versão 6 de forma madura e estável, com novidades plausiveis e aprovadas por quem mais entende de software no MUNDO , os desenvolvedores.

Nenhum comentário: